Portadores de TDAH apresentam dificuldades acadêmicas, sociais, profissionais e interpessoais. Escolares possuem leitura deficiente, com uma acentuada dificuldade para interpretação de textos. Existem programas de informática, que vão desde jogos virtuais a chats que oferecem condições para aprimorar ambientes favoráveis para construção do conhecimento (26). Essas tecnologias de informática quando proporcionam situações inovadoras, trazem consigo o sentimento desafiador/motivador que leva o portador de TDAH a uma hiperconcentração, que por sua vez está associado com a estimulação dos sistemas noradrenérgicos e dopaminérgicos.
Sabe-se que os circuitos noradrenérgicas fronto-subcorticais são importantes na manutenção do foco e da atenção e na mediação da disposição, fadiga, motivação e interesse. Além do córtex pré-frontal, quando estimulado, processa estímulos relevantes e inibe os irrelevantes, restringindo o comportamento hiperativo. Enquanto a via dopaminérgica afeta o circuito tálamo-cortical
PROGRAMAS DE INFORMÁTICA PARA APRIMORAMENTO NO TDAH – por Ana Luiza G. Augusto, Maria Fernanda A. Marconi e Vanessa P. F. Elias
Conheça o texto na íntegra: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2155
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